31 outubro 2025

E como fica a cronologia? 15ª parte - Darkstalkers

Nihao! E mais uma vez, o artigo de Final Fight ficou pra depois! Porque finalmente iremos falar sobre os monstros queridos da Capcom, as criaturas da noite, os Darkstalkers e como a série poderia se encaixar na cronologia. 

A princípio, Darkstalkers não entraria nessa série porém, assim como houve com Strider e War-Zard/Red Earth, graças a novas informações, ganhou o seu espaço aqui. E lógico, qualquer nova informação, irei atualizar aqui. 

Esse artigo não será muito longo, pois a proposta é mostrar um resumo da lore, até porque o universo desse jogo é bem rico, sendo mostrado em mais detalhes nos livro All About Vampire Hunter e All About Vampire Savior. Sem contar que falei aqui no blog sobre algumas curiosidades envolvendo os personagens numa série de artigos, que deixarei os links no final. 


Vampire/Darkstalkers

O primeiro jogo da série foi lançado em 1994 e a princípio, a ideia era fazer um jogo sobre os monstros clássicos da Universal, como Frankenstein, mas tiveram que modificar o projeto devido a diretos autorais. Com isso, nasceram os famosos monstros lutadores da Capcom. 

  • Demitri: O vampiro, que possui uma rivalidade com Morrigan Aesland.
  • Morrigan: Uma súcubo, filha adotiva de Beliial, antigo governate do Makai.
  • Felicia: A mulher gato, cantora e dançarina.
  • Albath/Rikuo: Um homem-peixe da Amazônia.
  • Sasquatch: O pé grande das florestas do Canadá.
  • Bishamon: O samurai que usa uma armadura amaldiçoada.
  • Gallon/Jon Talbain: O lobisomem clássico das histórias, que ganhou a maldção ao ser mordido por outtro lobisomem
  • Zabel/Lord Raptor: Zumbi astro do rock.
  • Victor von Gerdenheim: A versão da Capcom do clássico monstro do Dr. Frankenstein.
  • Anakaris: A múmia de um antigo faraó egípcio
  • Phobos/Huitzil: O robô construído por Pyron há 65 milhões de anos.
  • Pyron: O chefe fnal do jogo, um alien do planeta Hellstorm.
Apesar de ser o início da série, ele não contaria de fato para a lore dela, sendo atualizado com a chegada de Vampire Hunter/Night Warriors. Porém nele são apresentados os personagens que retornariam nos jogos seguintes. 


Vampire Hunter/Night Warrior's

All About Vampire Hunter:

"Habitantes das Trevas" despertados pela forma de vida suprema, Pyron.

--Darkstalkers--

A batalha é feroz, e ondas negras queimam o sangue.

E agora, os olhos de um novo desafiante estão se voltando para eles.

"Aqueles que trilham o caminho da magia, eu os destruirei com minhas próprias mãos!"

A escuridão desperta mais uma vez... Liberte seu verdadeiro poder!


Plot Guide by Saiki:

Certa noite, uma voz misteriosa ecoou pela escuridão. "Aqueles que vivemnas trevas, venham até mim." Dez darkstalkers atenderam ao chamado e se ergueram.

Ao mesmo tempo, dois caçadores das trevas também emergiram das trevas.


O segundo jogo da série, aquele que conta para a lore e nos apresenta dois novos personagens.

  • Donovan Bane: O caçador de darkstalkers, meio humano e meio vampiro. Está acompanhado de uma garotinha sem emoções chamada Anita, que possui poderes, e segura uma boneca sem cabeça.
  • Lei Lei/Hsien-Ko: Uma jiang-shi, o zumbi/vampiro chinês. É uma caçadora de Darkstalkers e está sempre acompanhada de sua irmã Lei-Lei/Mei Ling, que se transforma num amuleto que fica no chapéu.

A jogabilidade também foi melhorada, assim como temos novos cenários e os chefes do jogo se tornaram jogáveis.

Dentre das batalhas que tiveram, sabe-se que no fim, Demitri venceu Pyron e o consumiu, se tornando mais forte.


Vampire Savior

Plot Guide by Saiki:

Jedah, o senhor do clã Dohma, despertou de seu sono de um século.

Ele acredita que é quem precisa recriar a vida fundindo todas as almas numa única forma de vida, "o Shintai". Para fazer isso, ele cria o Majigen e convoca aqueles com almas dignas para o seu reino.

O último jogo que conta para a lore da série, onde temos novos personagens e um enriquecimento do universo criado para a série.  

  • Jedah Dohma: Um demônio poderoso, o vilão desse jogo;
  • Lilith: Uma súcubo quer é uma parte da alma/poder de Morrigan;
  • Bulleta/Baby Bonnie Hood: Uma humana caçadora de darkstalkers cruel de rosto inocente;
  • Q-Bee: A rainha de um povo abelha do makai.

Na versão arcade, alguns personagens como Donovan, ficaram de fora, voltando nos ports feitos para os consoles da época, onde a Capcom juntou elementos de Vampire Hunter 2 e Vampire Savior 2, arcades que foram lançados apenas no Japão, como um upgrade de seus jogos originais. 

E tanto no arcade quanto no console, tivemos ainda alguns personagens secretos:

  • Oboro Bishamon: Bishamon possuindo o controle total de sua armadura (apenas nos consoles);
  • Dark Gallon/Jon Talbain: Uma outra versão do personagem Jon Talbain;
  • Shadow: Uma sombra que controla os oponentes derrotados;
  • Marionette: Uma marionete que controla os oponentes derrotados, de forma similar a Shadow (apenas nos consoles).

Além disso, tivemos também a coleção Vampire: Darkstalkers Collection, lançada no Japão em 2005 para PlayStation 2, onde outro personagem foi adicionado.

  • Dee: Donovan completamente consumido pelo seu lado vampiro.

Após isso, nenhum jogo novo de fato foi lançado, com os darkstalkers aparecendo apenas em outros jogos da Capcom ou relançamentos.

Das batalhas que se teve, a única que a Capcom explicou foi a entre Morrigan e Lilith, onde, mesmo não dizendo quem venceu, ambas voltaram a ser uma só pessoa.


Ligação com Street Fighter

Entre alguns fãs havia o questionamento de Darkstalkers e Street Fighter se passarem no mesmo universo, até porque temos Felicia citando o Blanka num dos seus finais, e durante um bom tempo, a resposta era NÃO.

Isso devia-se a certos detalhes na lore, como por exemplo a luta contra o preconceito que Felicia faz com sua música e o próprio preconceito e ostracismo que Anita sofreu por ter poderes. Afinal, em Street Fighter temos criaturas e pessoas um tanto estranhas e com poderes, como Blanka ou Dhalsim e que. não necessariamente sofrem o que alguns personagens de Darkstalkers sofreram. No máximo há um temor contra poderes que são realmente assustadores como o Satsui no Hadou ou o Psycho Power, mas alguém como Menat não é temida unicamente por possuir poderes.

Porém, a Capcom colocou uma informação nova que abre um leque de possibilidades numa exposição que ela fez em Osaka e que Justtin Wong foi e publicou em seu X/Twitter.

Dentre as fotos que ele publicou, esta chama a atenção, pois mostra Darkstalkers no mesmo universo de SF e Rival Schools. E então, vem a pergunta, como poderíamos encaixar Darkstalkers ali? Eis as opções.


Mesma Linha do Tempo, ignorando as contradições

Nessa hipótese, ocorre o que temos com o fato de Sakura em Rival Schools possuir outro tipo sanguíneo, ou seja, vamos ignorar essas contradições e encaixar a série no cânone.

Com isso, pequenos retcons podem acontecer para moldar melhor as histórias ou a série Darkstalkers pode ocorrer um pouco depois de Street Fighter 6.

Em Street Fighter 6, terminamos sabendo que o que sobrou da Shadaloo está implantando psycho power em diversos lutadores, fora as diversas experiências feitas por ela, fazendo com que animais se tornassem inteligentes, como o caso do gorila Baba, amigo der Ed, sem falar nas próprias experiências da S.I.N. e da SiRN (essa última que é bem suspeita, podendo ser considerada a sucessora espiritual da S.I.N.) e da Sociedade Secreta de Gill, que podem em algum momento fazer a população ter mais medo de pessoas com poderes e de criaturas. 

Os darkstalkers serem mais expostos nesse contexto pode fazer a situação piorar, pois, mesmo alguns não sendo exatamente malignos, eles possuem ações consideradas ruins para a humanidade, como a Morrigan (lembre-se, ela é uma súcubo). E já nos foi apresentado em Street Fighter 6, uma criatura não humana que veio para aquele universo, o Fou Lu de Breath of Fire. Sem falar que temos dois seres sobrenaturais que apareceram em Street Fighter V e que podem facilmente ser considerados Darksttalkers: Necalli e Kage, que são entidades de Satsui no Hadou/Psycho Power.


Versões dos Personagens

Nesse caso, teríamos algo que ocorre com o personagem Mecha Zangief, ou seja, existe uma versão dele dentro do universo principal de Street Fighter, mas isso não significa que o jogo de origem dele é canônico. Com isso teríamos uma versão de Darkstalkers dentro do universo de Street Fighter, onde alguns detalhes podem ser diferentes.


Universo Alternativo.

Por último, temos a hipótese de ser um universo alternativo, onde Darkstalkers ocorre dentro do multiverso da série Street Figher, como ocorre com Street Fighter 2010. E nela poderíamos até ter uma fusão dela com a primeira que citei aqui, onde de alguma forma, os personagens da série podem ter ido parar no universo de SF. Até porque sabemos que há criaturas de Darkstalkers que viajam entre dimensões e a viagem dimensional é algo possível em ambas a séries.

Bem, o que posso dizer é que, nós podemos ter uma resposta mais definitiva quando a Capcom divulgar mais informações sobre isso. E a nossa linha do tempo fica assim:

  • War-Zard/Red Earth (Arumana IV/Clara Tantra e a besta Secmeto/Ravange existiu em algum momento no passado de Street Fighter, porém, o jogo de origem dos personagens não é canônico);
  • Street Fighter;
  • Final Fight (que aconteceria durante o SF 1);
  • Street Fighter Zero / Alpha;
  • Street Fighter Zero / Alpha 3;
  • Chun-Li ni Makase China (ocorre em algum momento antes de SF II);
  • Final Fight 2 (que pode ter ocorrido durante e ter terminado a tempo de Maki participar dos eventos de SF Zero 3, ou um pouco antes);
  • Rival Schools (seus eventos podem ter ocorrido antes, ignorando o fato de que se passaria nos anos 90 conforme era originalmente, durante ou depois de SF II);
  • Street Fighter II (incluindo as Supers);
  • Final Fight 3 (depois de SF II, ao meu ver, ele pode ser encaixado na mesma época do SF II);
  • Street Fighter IV;
  • Street Fighter V;
  • Street Fighter III;
  • SF III – 3rd Strike;
  • Darkstalkers (a série pode ter acontecido em algum momento durante os acontecimentos da linha do tempo do universo principal de SF);
  • Captain Commando (eliminado até segunda ordem, alguns personagens do jogo são canônicos no universo principal); 
  • Strider (? - talvez apenas alguns elementos sejam canônicos, não necessariamente o jogo).


Por fim, caso queiram saber mais sobre os personagens do jogo, com algumas curiosidades, vocês podem ir nesta série que fiz:


Iriei ficando por aqui. E não esqueçam de ler o restante dessa série de posts!

Nenhum comentário:

Comentários