03 outubro 2025

Nakayama se pronuncia sobre a polêmica da Capcom Cup

Nihao! Vamos direto ao assunto. A ideia da Capcom fazer a transmissão das finais da Capcom Cup exclusivamente em Pay-per-view causou um verdadeiro rebuliço na comunidade, onde fãs, inclusive japoneses, estão deixando sua indignação com tal feito. E com isso, Takayuki Nakayama, que desde a época de Street Fighter V sempre foi ativo nas redes sociais, principalmente o X/Twitter, foi questionado sobre isso.

Para a surpresa de muitos, o próprio Nakayama ficou chocado com a decisão, pois o departamento responsável por isso não tinha comunicado a ele e nem ao Matsumoto por tal decisão, pegando a equipe de desenvolvimento de surpresa. Nakayama diz que caso ele seja repreendido no trabalho, ele irá apagar a postagem e que sente muito. 

Com isso é perceptível que tal decisão foi tomada pelos engravatados da empresa, que provavelmente nem fazem ideia de como é a comunidade do jogo, pensando numa maneira de lucrar mais, porém, sem o devido estudo. Até porque, sendo sincera, como alguém que acompanha o Nakayama há um bom tempo, é visível que ele colocou alma em SF 6, no sentido de ser bem notável que o jogo possui desde elementos e referências a série Street Fighter, algumas bem obscuras, assim como também a diversos jogos de luta, sendo reflexo direto da paixão que o Nakayama possui por jogos de luta. Fora que ele está a tempo o suficiente nas redes para saber ou ter uma noção de como é a comunidade de SF, com o mesmo valendo para o Matsumoto. E note, não estou dizendo que o jogo não possui seus problemas e sim que, ao menos para mim, confirmou a suspeita que eu tinha que isso não partiu dele, devido ao que o mesmo demonstra há anos nas redes.

Eu sinceramente espero que os fãs continuem mostrando sua indignação, mas desta vez indo atrás dos responsáveis, seja mandando e-mails para a própria Capcom quanto comentando no perfil do Capcom Fighters e que influenciadores de peso na comunidade também se pronunciem.

Lembrando que no passado a Capcom errou feio com Street Fighter x Tekken, fazendo a comunidade se voltar contra a empresa devido a certas atitudes tomadas por ela, indo desde DLC dentro do disco até a gemas pagas com dinheiro real, fazendo com que o jogo ficasse prejudicado e mal visto, mesmo sendo divertido.

Street Fighter V, apesar dos problemas que teve, ainda tinha um esquema de compra de cenários e trajes do CPT, coisa que fãs comentaram que poderia voltar para ajudar nos custos do torneio. 

Fora ainda que o próprio Street Fighter Zero 2 ainda tinha um cenário com uma propaganda gigantesca da Fujitsu (o de Rolento), que a princípio não existia no conceito original do cenário, mas que foi colocada de forma harmoniosa, o que também poderia ser uma ideia a se colocar no jogo num próximo cenário comemorativo.

Sendo bem sincera, espero que a comunidade continue cobrando a Capcom e, caso ela tente insistir no erro, que os fãs deem a eles a devida resposta, que é simplesmente NÃO COMPACTUAR com isso. Campeonato de jogo de luta é algo extremamente nichado, mesmo para um jogo popular como Street Fighter 6, fora que o preço está caro mesmo para os padrões japoneses. Eu não serei hipócrita, continuarei jogando o meu SF 6 aqui em casa, só que eu simplesmente irei preferir fazer qualquer outra coisa no dia e hora das finais da Capcom Cup.

28 setembro 2025

Capcom Cup em Pay-per-view

Nihao, faz tempo que não posto nada, né? E quando apareço é para postar controvérsia, vejam vocês...

A Capcom anunciou quando será a Capcom Cup que ocorrerá de 11 a 15 de março em Sumida na arena Ryogoku Kokugikan, no Japão. Mais informações, inclusive, você pode conferir no site oficial.

Bem, até aí, nada demais, inclusive temos até uma bela ilustração de Chun-Li para o evento. Porém, como nem tudo são flores (fazendo ironia com o nome da Chun-Li), a Capcom vai transmitir o evento pelo sistema Pay-per-view, o que está fazendo a comunidade reclamar por tal decisão. Assumo que sou uma dessas pessoas.

E se vocês clicarem nas respostas do perfil do X/Twitter, verá que temos uma quantidade expressiva de pessoas reclamando ou ironizando a situação.

Quem sabe eles tendo esse feedback da comunidade mudem a decisão, pois eu não sei se a quantidade de pessoas dispostas a pagar, valeria a pena manter a decisão para as próximas edições do evento.  

24 julho 2025

19 anos de blog!

E hoje o blog fez 19 anos!!! 

Quero agradecer a todos que me acompanham durante esse tempo! Eu assumo, me sinto até  velha, pois, vamos ser sinceros, 19 anos é uma vida. 

E o que começou como o meu blog pessoal para falar das minhas coisas, virou um blog dedicado a minha franquia de videogames favorita, Street Fighter. Quando digo que essa série (e em menor grau Sonic) está entranhado de um jeito na minha vida, ao ponto de ser difícil imaginar como eu seria se não tivesse a conhecido, eu não estou brincando.

Então, obrigada pelo carinho. Que Deus possa me dar saúde para continuar escrevendo aqui por mais 19 anos!

19 maio 2025

Mai e a continuação da carta de amor


 Nihao! Eu disse que não esqueci da postagem sobre a Mai! Infelizmente, só foi extremamente atrasada, devido as responsabilidades da vida e a falta de tempo. Para terem ideia, eu muito mal, estou conseguindo jogar apenas o Street Fighter 6 e o Fatal Fury: City of Wolves.

Então, aqui vai tudo o que eu tenho para falar sobre Mai em Street Fighter. Lembrando que sou uma fã da personagem de longa data, tendo até feito cosplay dela da versão Wild Ambition.

Eu tenho uma palavra para definir Mai: PERFEIÇÃO. Quando eu falei sobre o Terry e todo o cuidado que a Capcom teve e as referências citadas e com Mai, não foi diferente. A Capcom soube respeitar tudo o que foi construído pela SNK com a personagem, como também aprofundar algumas questões.

Para quem conhecia apenas a faceta dela de “louca por Andy Bogard”, viu uma mulher com orgulho da história de sua família e linhagem, assim como o profundo respeito pela arte do clã Shiranui e a ciência de seu dever como líder do clã. 

Apesar da personalidade descontraída e que gosta de provocar, Mai é uma mulher leal e reponsável e que também sabe usar todos os atributos, incuindo os DOIS GRANDES MOTIVOS para muitos jogarem com ela e também com uma senhora autoestima e com algumas rivalidades, de uma maneira saudável.

Falando em rivalidades, foi divertido ver a interação dela com Juri, com a coreana claramente com inveja (e com algo me dizendo que ela adoraria cair de boca em duas coisas enormes) da beleza e do carisma da Mai, com direito a referência a icônica imagem de Chun-Li e Mai feita pelo Akiman no modo World Tour e o interesse de Mai em conhecer Guy, o que a leva até Kimberly, o que achei perfeito. Sem contar o hilário encontro com o Honda. Porém, a Capcom cometeu o único pecado com a personagem: Não fez o seu encontro com Chun-Li, que era esperado e menos ainda com Ryu, um dos seus rivais no trailer. 


Ambos possuem uma certa história com Mai nos jogos crossovers, sendo a de Chun-Li a mais lembrada, com Mai se vestindo como ela em Capcom vs SNK, ou Chun-Li brigando com ela em SvC Chaos. No caso de Ryu, em SvC ele fica impressionado com a falta de roupa e quando a Mai tenta se explicar, ele responde no maior estilo “você finge que me engana que eu finjo que acredito”.

E mesmo assim, ainda conseguimos ter uma ideia de como é o relacionamento dela com eles, sendo com Ryu de respeito mútuo e com Chun-Li uma rivalidade amigável, fugindo do esteriótipo de rivalidade feminina. Mai e Chun-Li são amigas e se respeitam, mesmo que role provocações. É similar a outras rivalidades amigáveis que Chun-Li possui, o que é maravilhoso! 

E esse detalhe, por menor que possa ser, mostra o quanto Mai vai além dos dois grandes atributos que ela possui. Assim como as demais personagens femininas de SF e também de Fatal Fury (coisa que o City of the Wolves mostra também), mostra o quanto ela é uma pessoa doce, amigável e brincalhona. Sem contar que ela sabe que é gostosa e não tem vergonha disso, com uma bela autoestima, como afirmei mais acima, que poderia servir de exemplo para muitas.

Sim, acho que nem dá para perceber o quanto eu gosto da Mai e ver que a Capcom trabalhou com ela aspectos que REALMENTE constam na lore dela, indo além da questão do relacionamento dela com o Andy (que a SNK já confirmou, do jeito deles, que estão namorando também no universo de Fatal Fury).


Mai Shiranui é isso, uma linda mulher descontraída, com senso de dever, que sente orgulho de sua linhagem e clã, amiga, sexy, provocadora, apaixonada, geniosa, mas de bom coração e um doce. Sério, difícil não gostar dela! Ao menos como personagem, porque para se enfrentar numa rankeada, você começa a entender todos os motivos para Orochi querer destruir a humanidade na série KOF! 😂

Sem falar que a Capcom fez o dever de casa em outros aspectos, com mais referências a série clássica de Fatal Fury, seja nos golpes de Mai (com alguns da série KOF), nas cores dos trajes e o detalhe que achei mais emblemático: É a Mai do Shinkiro animada.

Se você observar a construção do rosto, o sorriso, é bem claro que eles pegaram os artworks feitos pelo Shinkiro para construir o rosto da personagem. Alguns não gostaram, mas para quem acompanha e gosta do trabalho do artista, ou possui aquela nostalgia gostosa, isso foi um belo presente. Se com Terry tivemos a volta dele desenhando personagens da SNK, com Mai vimos a arte dele ganhando "vida". E de certa forma, isso está seguindo algo que é visto dentro próprio Street Fighter 6, com Chun-Li e Ryu lembrando bastante as suas versões desenhadas pelo Akiman. 

Sendo sincera, eu adoraria ver outros personagens da série Fatal Fury ali e até de AoF. Lembrando que eles são canônicos, porém sem ligação com a história principal do jogo, só que isso será assunto para outro artigo.

E eu não poderia deixar de citar os trajes da Mai. A roupa principal, baseada naquela que ela usa em Real Bout Fatal Fury Special e Real Bout 2, ganhou alguns detalhes de flores de cerejeira em seu traje (se tornando a terceira personagem com detalhe floral em algum elemento do traje, sendo os dois primeiros Ryu e Chun-Li) e ganhou um laço um pouco maior, assim como a calcinha. Porém, quem pensa que ela foi "nerfada" está bem enganado, visto que coisas continuam a balançar, e a calcinha está no mesmo nível da calça que a Chun-Li usa no quesito de ser a vácuo.

Ou seja, temos o traje característico dela "disfarçado" para os puritanos que se ofendem com sensualidade mas, que com um olhar mais atento, não descaracterizou  e nem mudou praticamente nada, pois continua com a sensualidade gritante e característica de sempre.  

E como segunda opção tivemos a estreia do traje de Fatal Fury: City of Wolves mesmo antes do jogo ser lançado! E mesmo sendo algo ligeiramente mais comportado, a sensualidade característica de Mai está presente, seja com a calça justa e com o decote generoso que ela usa!

Não poderia deixar de citar o "traje bônus" que ela usa na animação de espera da seleção de personagens, que é a mesma roupa que ela usa no seu final e no final de Andy de RB 2, porém, com a paleta de cores do final do SNK Heroines (que tem como base o de RB 2).

E vocês o que acharam da minha deusa da SNK ali? 

Sim, esse post não foi apenas para mostrar que a Capcom continuou com sua carta de amor para a SNK, mas também foi a minha declaração do quanto eu gosto da Mai Shiranui, mesmo a Biazinha (minha avatar), preferindo para encontro romantico alguém como o Ed (ela tem ciência que o Ryu é impossível)! 😂😂😂

Obs: Por coincidênccia, eu consegu terminar esse artigo no dia do aniversário da dubladora americana dela, Rebecca Rose, que fez um trabalho muito bacana!!! Parabéns e muitos anos de vida! 💖 

11 abril 2025

Capcom revela teaser de Elena

Sim, dois posts seguidos! xD

Ontem, a Capcom revelou finalmente o teaser de Elena, divulgando a data de quando a personagem ficará disponível: 5 de junho.


Assim como ocorreu com Ed e Mai, foi num dia completamente aleatório onde ninguém, esperava que iriam divulgar alguma coisa.

Elena está linda, assim como o cenário mostrado, ao mesmo tempo que alguns detalhes da anatomia dela estão um pouco estranhos, mas que eles devem melhorar, confirmando o visual dela que foi vazado uns adias atrás, junto da arte de SF 6 da edição de Nintendo Switch 2 e da edição Years 1-2 Fighters Edition do jogo.

Como dentre os personagens de SF III ela é uma das mais queridas, fãs estão contando os dias para finalmente jogar com ela!

Gouki/Akuma e Elena por Quasimodox

E a pergunta que não quer calar que alguns fazem: TEREMOS INTERAÇÃO COM O GOUKI/AKUMA OU ALGUMA FRASE DE VITÓRIA LEGAL ENTRE ELES?

Comentários