03 outubro 2025

Nakayama se pronuncia sobre a polêmica da Capcom Cup

Nihao! Vamos direto ao assunto. A ideia da Capcom fazer a transmissão das finais da Capcom Cup exclusivamente em Pay-per-view causou um verdadeiro rebuliço na comunidade, onde fãs, inclusive japoneses, estão deixando sua indignação com tal feito. E com isso, Takayuki Nakayama, que desde a época de Street Fighter V sempre foi ativo nas redes sociais, principalmente o X/Twitter, foi questionado sobre isso.

Para a surpresa de muitos, o próprio Nakayama ficou chocado com a decisão, pois o departamento responsável por isso não tinha comunicado a ele e nem ao Matsumoto por tal decisão, pegando a equipe de desenvolvimento de surpresa. Nakayama diz que caso ele seja repreendido no trabalho, ele irá apagar a postagem e que sente muito. 

Com isso é perceptível que tal decisão foi tomada pelos engravatados da empresa, que provavelmente nem fazem ideia de como é a comunidade do jogo, pensando numa maneira de lucrar mais, porém, sem o devido estudo. Até porque, sendo sincera, como alguém que acompanha o Nakayama há um bom tempo, é visível que ele colocou alma em SF 6, no sentido de ser bem notável que o jogo possui desde elementos e referências a série Street Fighter, algumas bem obscuras, assim como também a diversos jogos de luta, sendo reflexo direto da paixão que o Nakayama possui por jogos de luta. Fora que ele está a tempo o suficiente nas redes para saber ou ter uma noção de como é a comunidade de SF, com o mesmo valendo para o Matsumoto. E note, não estou dizendo que o jogo não possui seus problemas e sim que, ao menos para mim, confirmou a suspeita que eu tinha que isso não partiu dele, devido ao que o mesmo demonstra há anos nas redes.

Eu sinceramente espero que os fãs continuem mostrando sua indignação, mas desta vez indo atrás dos responsáveis, seja mandando e-mails para a própria Capcom quanto comentando no perfil do Capcom Fighters e que influenciadores de peso na comunidade também se pronunciem.

Lembrando que no passado a Capcom errou feio com Street Fighter x Tekken, fazendo a comunidade se voltar contra a empresa devido a certas atitudes tomadas por ela, indo desde DLC dentro do disco até a gemas pagas com dinheiro real, fazendo com que o jogo ficasse prejudicado e mal visto, mesmo sendo divertido.

Street Fighter V, apesar dos problemas que teve, ainda tinha um esquema de compra de cenários e trajes do CPT, coisa que fãs comentaram que poderia voltar para ajudar nos custos do torneio. 

Fora ainda que o próprio Street Fighter Zero 2 ainda tinha um cenário com uma propaganda gigantesca da Fujitsu (o de Rolento), que a princípio não existia no conceito original do cenário, mas que foi colocada de forma harmoniosa, o que também poderia ser uma ideia a se colocar no jogo num próximo cenário comemorativo.

Sendo bem sincera, espero que a comunidade continue cobrando a Capcom e, caso ela tente insistir no erro, que os fãs deem a eles a devida resposta, que é simplesmente NÃO COMPACTUAR com isso. Campeonato de jogo de luta é algo extremamente nichado, mesmo para um jogo popular como Street Fighter 6, fora que o preço está caro mesmo para os padrões japoneses. Eu não serei hipócrita, continuarei jogando o meu SF 6 aqui em casa, só que eu simplesmente irei preferir fazer qualquer outra coisa no dia e hora das finais da Capcom Cup.

Nenhum comentário:

Comentários